Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal: CFO participa da cerimônia de entrega e instalação da cadeira odontológica em Resende/RJ

A população de Resende/RJ recebeu nessa terça-feira, dia 20 de agosto, uma cadeira odontológica com equipo, referente ao Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal. O município ficou em 1º lugar na categoria entre 50.001 a 300 mil habitantes, em 2015, na implantação e efetivação de políticas públicas de saúde bucal. O Presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Juliano do Vale e o Vice-Presidente, Ermensson Luiz Jorge, participaram da cerimônia de entrega e instalação da cadeira odontológica na unidade Programa Saúde da Família (PSF) Jardim Primavera/RJ.

É a terceira edição que o CFO concede o Prêmio à Resende, na mesma categoria, por priorizar a qualidade do atendimento odontológico prestado na rede pública de saúde. O município também ficou em 1º lugar em 2013 e em 2014 nos critérios de: financiamento em saúde, controle social, política municipal de saúde bucal, assistência odontológica básica, assistência odontológica especializada, promoção de saúde bucal, vigilância em saúde bucal, desprecarização, remuneração e educação permanente.

A cerimônia de entrega do equipamento odontológico integrou a inauguração da unidade de saúde, após as obras de reforma e revitalização do PSF. A partir de agora, o consultório odontológico está pronto para funcionamento com equipo para acionamento e controle de seringas tríplice, micromotores e turbinas; suctora para coleta de dejetos por meio de cuspideira/sugadores e refletor odontológico para iluminação da cavidade oral.

Para o Presidente do CFO, Juliano do Vale, muito além de incentivar o investimento destinado em políticas públicas de saúde bucal, com ética e responsabilidade, o prêmio reconhece o empenho e dedicação de todos os profissionais da Odontologia envolvidos no trabalho que resultou na premiação. “Quando todos caminham em única direção, que é a valorização da Odontologia, o resultado não poderia ser diferente. A partir de agora, o serviço prestado à população segue com maior conforto, tanto para o profissional quanto para o cidadão. Parabenizo, em nome do CFO, todos os gestores e profissionais envolvidos nesta busca constante pelo fortalecimento da Odontologia no município”, afirmou.

O Presidente do CRO-RJ, Altair Dantas de Andrade, também participou da cerimônia e destacou a importância do Prêmio para a comunidade municipal. “Na certeza de que a cadeira odontológica servirá de grande ajuda no atendimento à população de Resende, cumprimento o CFO, na figura do Dr. Juliano do Vale, pelo compromisso com o fortalecimento da Odontologia nacional em diversas frentes de trabalho. As inscrições da edição 2019 do Prêmio encerram amanhã, dia 22 de agosto, espero que os municípios do Rio de Janeiro mantenham-se representados”, pontuou.

Segundo o prefeito Diogo Balieiro Diniz, a unidade de saúde do Jardim Primavera/RJ atende mais de 6,5 mil famílias e oferece serviços básicos e fundamentais para a população local. “A Prefeitura busca atribuir cada vez mais qualidade e dignidade no atendimento dessas pessoas. Além da assistência odontológica, o PSF Jardim Primavera dispõe de fisioterapia, enfermagem e odontologia, acompanhando domiciliar, vacinação, teste pezinho, testes rápidos de HIV, SIFILIS e Hepatites, exames laboratoriais, procedimentos de enfermagem, como curativos e administração de medicamentos, e dispensação de medicamentos”, completou.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO / Com informações da Ascom da Prefeitura de Resende
imprensa@cfo.org.br