Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal: CFO participa da cerimônia de entrega e instalação da cadeira odontológica em Ibiporã/PR

A comunidade de Ibiporã/PR recebeu nesta segunda-feira, dia 18 de novembro, uma cadeira odontológica com equipo, referente ao Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal. O município ficou em 1º lugar na categoria de municípios até 50 mil habitantes, em 2015, na implantação e efetivação de políticas públicas de saúde bucal. O Conselho Federal de Odontologia (CFO) esteve representado no ato solene pelo Coordenador da Comissão de Políticas Públicas/Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal, Guilherme Graziani.

A cadeira odontológica protagoniza o novo Pronto Atendimento Odontológico (PSO), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, inaugurado na mesma ocasião. Em caráter inédito, a cadeira odontológica fomenta a assistência ampliada à população local, disponível de segunda a sexta-feira, das 17h às 21h. A cadeira odontológica está ativa para funcionamento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Justino Alves Pereira, localizada na Rua Souza Naves, 1245, Jardim Morada do Sol.

De acordo com Guilherme Graziani, o olhar diferenciado dos gestores e profissionais da Odontologia em Ibiporã valida à essência do Prêmio do CFO em prol da saúde bucal da população. “Na história da construção de políticas públicas de saúde bucal, Ibiporã é um exemplo no Paraná e até mesmo para os mais de cinco mil municípios do Brasil. Na edição de 2019, o município também ficou em 1º lugar na categoria entre 20.001 e 50.000 habitantes. Parabéns aos envolvidos pelo cuidado com a saúde da população local. A formalização também acontece com a entrega do Termo de Doação da cadeira odontológica pelo CFO para patrimoniamento municipal”, destacou.

Representando o Conselho Regional do Paraná, o Secretário Claudenir Rossato, ressaltou que o Pronto Atendimento Odontológico vai alcançar uma parte importante da população. “O estado vem se destacando na qualidade da assistência odontológica nos últimos anos e Ibiporã é um exemplo desse avanço. O que é motivo de grande orgulho para todos nós, pois o município é minha cidade natal. Nesta caminhada, o CRO-PR valoriza ao máximo as ações e as políticas públicas voltadas à saúde bucal da comunidade local. Parabéns ao CFO e profissionais da Odontologia que tornaram essa premiação possível”, cumprimentou.  

O prefeito João Toledo Coloniezi, enfatizou que mesmo em meio a toda dificuldade que os municípios enfrentam Ibiporã ainda consegue inovar e oferecer à população o melhor possível em saúde. “Com o PSO nós passamos a olhar para aqueles indivíduos que normalmente não podem procurar atendimento nos horários padrões, mas que sofrem com uma dor de dente por exemplo. Nessa inauguração aqui avaliamos a grandiosidade que o Pronto Atendimento é para os nossos cidadãos. A maioria das UPAs não dispõem desse tipo de serviço, mas Ibiporã é diferenciada. Mesmo em meio a toda dificuldade que enfrentamos na Saúde nacional, Ibiporã continua colocando serviços novos à disposição da população.

O PSO é um projeto piloto que surgiu a partir da premiação do CFO e prevê suprir uma demanda da população local em encontrar atendimento odontológico de urgência principalmente após as 17h, uma vez que depois desse horário já não há mais atendimento nas UBSs e/ou no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Ibiporã.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO / Com informações da Prefeitura de Ibiporã/PR
imprensa@cfo.org.br