Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal: CFO participa da cerimônia de entrega e instalação da cadeira odontológica em Curitiba/PR

A comunidade de Curitiba/PR recebeu nesta quarta-feira, dia 16 de outubro, uma cadeira odontológica com equipo, referente ao Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal. O município ficou em 1º lugar na categoria de municípios acima de 300.001 mil habitantes, em 2017, na implantação e efetivação de políticas públicas de saúde bucal. O Presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Juliano do Vale e o Vice-Presidente, Ermensson Luiz Jorge, participaram da cerimônia de entrega e instalação da cadeira odontológica na Unidade de Saúde Palmeiras, localizado na rua João Batista Burbello, 12 – Tatuquara.

É a segunda vez que Curitiba se destaca pela excelência prestada na assistência odontológica à população, a primeira premiação aconteceu em 2012. Em 2017, as equipes de saúde bucal da atenção básica do município de Curitiba fizeram 1.561.747 procedimentos. A rede curitibana oferece atendimento odontológico nos 111 postos de saúde e em três Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs).

Curitiba oferece, também, atendimento hospitalar para pacientes especiais e encaminhamento para atendimento hospitalar em especialidades como Oncologia e Cirurgia Bucomaxilofacial. Em casos de urgência e emergência odontológica, Curitiba conta com três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) – Boa Vista, Fazendinha e Sítio Cercado – que ofertam consulta odontológica para o período em que os postos de saúde encontram-se fechados. Na época, a Prefeitura registrou 326 Cirurgiões-Dentistas na atenção básica (postos de saúde) e 52 na atenção secundária (UPAs e CEOs); A rede possui 175 profissionais técnicos.

A partir de agora, o consultório odontológico está com pleno funcionamento à população local: “com equipo para acionamento e controle de seringas tríplice, micromotores e turbinas; suctora para coleta de dejetos por meio de cuspideira/sugadores e refletor odontológico para iluminação da cavidade oral”.

Segundo o Presidente do CFO, Juliano do Vale, os esforços dos profissionais da Odontologia de Curitiba traduzem com precisão a essência original do Prêmio Nacional da Autarquia, que é incentivar assistência odontológica de qualidade à população na rede pública. “Seis anos após a primeira premiação, Curitiba surpreende a população com os investimentos destinados à saúde bucal na rede pública. Além de o CFO acompanhar o funcionamento do consultório odontológico, formalizamos também a entrega do Termo de Doação da cadeira odontológica para patrimoniamento em Curitiba, o que chancela de fato o atendimento odontológico à população”, explicou.

Para o Presidente do CRO-PR, Aguinaldo Coelho de Farias, é de suma importância à participação dos municípios na premiação idealizada pelo CFO como forma de mostrar a competência do gestor em valorizar os Cirurgiões-Dentistas na rede pública de saúde, bem como a saúde bucal da população. “Curitiba está de parabéns pelo investimento destinado que resultou no 1º lugar da categoria de municípios acima de 300.001 mil habitantes”, destacou.

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, ressaltou a importância da premiação. “Este reconhecimento nos deixa muito honrados. Sempre deixei claro que a Saúde é prioridade para a minha gestão. Com muito esforço e planejamento, após o ajuste fiscal, conseguimos colocar a casa em ordem. E, agora, começam a aparecer os frutos do trabalho realizado. Com muito orgulho, Curitiba é a cidade sorriso”, afirmou.

Para a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak: “a premiação é reflexo do trabalho e dos investimentos feitos desde o início da gestão para a melhoria do atendimento na área da Odontologia na Secretaria Municipal da Saúde. E também da dedicação dos nossos profissionais. Ficamos gratos pelo reconhecimento”.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br