Prêmio do CFO estimula promoção de Saúde bucal pública de qualidade à população em todo o país

O atendimento odontológico nos municípios pode ser beneficiado com a premiação de cadeiras odontológicas e equipo por meio do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal, neste ano. O prêmio reconhece e valoriza, anualmente, iniciativas e profissionais que priorizam a qualidade do atendimento odontológico prestado à população na rede pública de saúde. Nos últimos 14 anos de entrega do prêmio, importantes mudanças impactaram na assistência odontológica, frente à implantação e efetivação de políticas públicas de saúde bucal. 

Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, três municípios já foram premiados pelo investimento à saúde bucal: Campo Grande, em 2008; Corumbá, em 2012; e Naviraí, na última edição, em 2018, na categoria até 50 mil habitantes. Muito além de valorizar o trabalho desenvolvido por gestores e profissionais da odontologia, a cadeira odontológica concedida também garante maior conforto no atendimento prestado, tanto para o cidadão, quanto para o profissional.

De acordo com a gerente de núcleo de assistência odontológica do município de Naviraí, Katia Salem, o prêmio recebido garantiu a continuidade do atendimento da população e auxiliou o município a investir em outras necessidades, melhorando a estrutura da Unidade Básica de Saúde local. “Além de favorecer nossos pacientes com um melhor conforto, ofereceu maiores condições de trabalho à equipe de saúde bucal, trouxe para toda a Unidade de Saúde da Família (ESF) melhorias na estrutura física e aquisição de mobiliários, proporcionando à equipe multiprofissional da ESF uma melhor ambiência, motivação e satisfação. Com o novo equipo, é possível atender 352 pacientes por mês”, assegurou.

O município de São Sebastião/SP também se destacou na última edição do Prêmio, ficou em 1º lugar na categoria dos municípios entre 50.001 a 300 mil habitantes. De acordo com o Diretor de Saúde Bucal do município, Daniel de Capitani, são registrados 250 atendimentos odontológicos por mês na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em caráter de urgência como: doenças periodontais, fraturas e problemas comuns como lesões causadas pela cárie.

O Diretor de Saúde Bucal ainda ressalta a importância da qualidade do equipamento nesse tipo de setor. “A UPA possui alta rotatividade de pacientes e profissionais, o que implica na necessidade de um equipamento de qualidade como o que temos hoje para evitar problemas técnicos e não paralisar o atendimento. Após a premiação, é possível, inclusive, dar continuidade ao trabalho de reorganização desenvolvido na atenção básica”, completou.

Já em Curitiba, premiada na categoria com mais de 300 mil habitantes em 2018, a cadeira serviu como um grande reconhecimento do trabalho realizado no município. De acordo com o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, são realizadas mais de quatro mil consultas odontológicas, por dia, na rede de 110 clínicas espalhadas pela cidade; além das três Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Curitiba possui, ainda, três Centros de Especialidades Odontológicas.

Muito além do Prêmio, o Conselho Federal de Odontologia monitora a entrega e a instalação da cadeira odontológica na unidade de saúde, bem como participa presencialmente da solenidade pública referente ao início do efetivo atendimento à população. Segundo o CFO, dessa forma, valoriza e gera credibilidade ao Prêmio, e o mais importante: “que o recurso seja realmente destinado à promoção da saúde bucal da população do município vencedor”.

Inscrições abertas Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal

As inscrições do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal estão abertas até 31 de julho. O prêmio passou por aperfeiçoamentos em seu edital visando contemplar municípios menores e está regido pela Resolução CFO 205/2019. Neste ano, serão nove grupos para concorrer: (I) municípios com até 20.000 habitantes das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, contabilizando cinco grupos; (II) municípios entre 20.001 e 50.000 habitantes; (III) municípios entre 50.001 e 100.000 habitantes; (IV) municípios entre 100.001 e 500.000 habitantes e (V) os municípios com mais de 500.000 habitantes – que inclui o Distrito Federal.

Os municípios que desejam concorrer devem encaminhar um ofício para o Conselho Regional de Odontologia (CRO) do seu estado de origem, solicitando a inscrição do “Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal” junto com a documentação exigida que comprove as ações do município em prol da saúde bucal.

Por Michelle Calazans e Werveson Ferreira, Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br