Plenário aprova planejamento estratégico com novo organograma

reuniao23aO CFO terá um novo organograma. A proposta faz parte do planejamento estratégico aprovado na quinta-feira, 23 de março, durante a reunião extraordinária do Plenário. “Era uma demanda da própria instituição se modernizar do ponto de vista administrativo”, disse o secretário geral do CFO, Eimar Lopes de Oliveira.

A proposta do novo organograma foi feita pela Comissão Especial de Planejamento e Reestruturação Organizacional. “O objetivo foi trazer para o CFO uma estrutura administrativa que ofereça segurança e governança”, informou Eimar Lopes, que preside a comissão.

Segundo a proposta aprovada, a Comissão de Tomada de Contas ganha mais independência e passa a se reportar apenas ao plenário do CFO, formado pelos conselheiros de todos os estados. Além disso, a comissão vai contar com a criação de uma Unidade de Controle e Auditoria, formada por colaboradores a serem treinados pelos órgãos de controle.

“Teremos mais credibilidade. Os instrumentos de controle serão independentes de quem estiver no comando do CFO. Ou seja: não estarão vinculados à Diretoria, mas ao Plenário. É como deve ser”, explicou Eimar Lopes. A criação de um novo organograma, com o aperfeiçoamento dos mecanismos de controle interno, também atende a recomendações do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria Geral da União (CGU).

A mudança no organograma é a primeira das ações prioritárias do planejamento estratégico elaborado pela atual Diretoria do CFO. A próxima etapa será a revisão do regimento interno, que terá de ser ajustado ao novo organograma.