Outubro Rosa: CFO fortalece Campanha Internacional de Conscientização contra o Câncer de Mama

Neste mês, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) fortalece, com o apoio dos Conselhos Regionais (CROs), a Campanha Internacional de Conscientização contra o Câncer de Mama – Outubro Rosa. Neste ano, o tema nacional abordado pelo Ministério da Saúde é: “Câncer de mama: juntos, sem medo”. O objetivo é partilhar informações para diagnóstico precoce e desconstrução do medo da doença, a fim de reduzir casos fatais.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, o câncer de mama é considerado alarmante problema de saúde pública. No Brasil, estima-se que 59.700 novos casos sejam identificados neste ano, o que equivale a 29,5% dos cânceres em mulheres em todo o território nacional. Além disso, as últimas estatísticas mundiais levantadas pelo Globocan 2018 (BRAY, 2018), apontam que foram previstos 2,1 milhões de novos casos de câncer de mama e 627 mil óbitos pela doença. Ou seja, o câncer de mama é a neoplasia maligna mais incidente em mulheres na maior parte do mundo.

O alerta à prevenção do câncer de mama precisa ser reforçado tendo em vista que em 2017, ocorreram 16.724 mortes de mulheres no Brasil com a doença, com incidência maior entre mulheres com idade média de 40 e 49 anos. O recomendável pelo Ministério da Saúde é realizar anualmente o exame clínico das mamas (mamografia), disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de todos o País. As mulheres também devem estar atentas ao histórico familiar, visto que a genética favorável à doença pode desencadear desenvolvimento precoce da doença. Iniciativas como a prática de atividade física, amamentação e o não consumo de bebidas alcóolicas podem evitar o risco da doença.

A Campanha Outubro Rosa também mobiliza, em todo o país, diversas ações como palestras, caminhadas, passeios ciclísticos, entre outras iniciativas. Neste ano, o INCA lançou a 5ª edição da cartilha “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?” com o intuito de facilitar o acesso à informação sobre a doença – prevenção, diagnóstico e tratamento.

Clique aqui e confira a cartilha na íntegra.

Por Michelle Calazans e Verônica Veríssimo, Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br