Novembro Azul: CFO fortalece campanha mundial de combate ao câncer de próstata

Neste mês de novembro, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) fortalece, com apoio dos Conselhos Regionais (CROs), o Novembro Azul – Mês Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Além do câncer, a campanha busca chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.

Dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde revelam que, a cada dia, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata, sendo a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil. Estimativas apontam um risco de 66,12 novos casos a cada 100 mil homens por ano, além de existir aproximadamente três milhões de câncer de próstata diagnosticados no país.

O mês é uma oportunidade de conversar com a população masculina sobre a importância de cuidar da saúde como, por exemplo, manter a alimentação saudável, evitar fumar e consumir bebidas alcoólicas, praticar atividades físicas e o mais importante, realizar consultas regularmente.

O câncer de próstata, na maioria das vezes, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem ameaçar a saúde do homem, por isso a importância de realizar exames. Alguns fatores podem aumentar as chances de um homem desenvolver câncer de próstata, entre eles estão: idade avançada, histórico de câncer na família e o sobrepeso.
Como explicado, o câncer pode não apresentar sintomas, mas quando apresentam, os mais comuns são dificuldade de urinar, demora em começar e terminar de urinar, sangue na urina e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Os exames para investigar a presença ou não do câncer de próstata são pelo Exame de Toque Retal, onde o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata e o Exame de PSA, em que através de um exame de sangue é possível medir a quantidade de proteína produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico (PSA). Realizar o exame ajuda na identificação precoce da doença, o que aumenta assim as chances de sucesso no tratamento evitando que o câncer chegue numa fase avançada.

No Brasil, existe a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), do Ministério da Saúde, que tem como diretriz promover ações de saúde para prevenir doenças prevalentes na população masculina, além de vários outros eixos temáticos chamando a atenção do homem para cuidar da saúde. Você pode saber mais sobre o câncer de próstata clicando aqui.

Por Werveson Ferreira, ASCOM/CFO, com informações do Ministério da Saúde
Imprensa@cfo.org.br