Novas diretrizes para a atenção primária à saúde são apresentadas em Comissão do Conselho Nacional de Saúde

Novas diretrizes e perspectivas para a Atenção Primária à Saúde com foco na saúde bucal foram apresentadas em reunião da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho (CIRHRT), do Conselho Nacional de Saúde (CNS) nessa quarta-feira, dia 05 de junho, em Brasília/DF. O objetivo é promover melhorias na saúde bucal ofertada nas unidades de saúde em todo o território nacional. O Conselho Federal de Odontologia (CFO) esteve representado pelo Cirurgião-Dentista Giancarlo de Montemór Quagliarello.

O CFO questionou o Coordenador do Programa de Saúde da Família, Otavio Pereira D’Avila, recém-nomeado ao cargo, acerca do procedimento de implantação dessas melhorias nos programas de atenção à saúde básica, a exemplo do “Saúde na Hora”. Em resposta, o Coordenador afirmou que o serviço de odontologia na atenção primária precisa ser priorizado e propõe novas medidas para o segundo semestre deste ano. “Estamos trabalhando dentro da Secretaria de Atenção Primária para expansão e qualificação das equipes de trabalho, vamos realizar uma discussão no segundo semestre sobre redes de atenção à saúde bucal. Além disso, priorizamos, também, subsídios para a odontologia no programa Saúde Na Hora”, explica o coordenador.

O representante do Conselho reiterou, ainda, o importante papel da Autarquia na CIRHRT, com intuito de somar esforços às melhorias sugeridas. Entre as propostas do CFO no Ministério da Saúde, é possível citar as melhorias nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), consultórios e materiais odontológicos. Por entender tamanha seriedade do trabalho desenvolvido, o CFO pleiteia a retomada da coordenação na CIRHRT para o próximo triênio para condução de outras pautas prioritárias, a exemplo dos cursos ministrados 100% na modalidade de Ensino à Distância (EaD) na área da saúde.

Por Werveson Ferreira, Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br