COVID-19: Cirurgiã-Dentista mobiliza doação de 800 protetores faciais para profissionais da saúde em Três Lagoas/MS

Para contribuir no combate contra a COVID-19, a Cirurgiã-Dentista de Três Lagoas/MS, Eliana Echeto (CRO-MS-2031) produziu e doou 800 protetores faciais para profissionais de saúde que estão em atendimento na linha de frente da rede pública de saúde. O objetivo é fortalecer a redução do risco de contaminação do vírus em hospitais e unidades de saúde em Três Lagoas.

A Cirurgiã-Dentista explica que os protetores faciais são produzidos em impressora 3D, de acordo com as normas exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), desde o dia 30 de março. “O material utilizado na produção dos protetores constava em estoque da clínica odontológica em que o atendimento eletivo era realizado. Além disso, é importante ressaltar que a produção também conta com o trabalho voluntário de outras três Cirurgiãs-Dentistas”, esclareceu.

Em caráter prioritário, o trabalho foi voltado primeiramente para os profissionais da Odontologia, mas logo o olhar de preocupação foi ampliado aos demais profissionais da rede pública de saúde, explicou a Cirurgiã-Dentista: “Percebemos a necessidade de proteção mais efetiva e, também, nos preocupamos com a demanda escassa. Fazemos parte de grupos de impressão 3D que iniciaram a campanha e resolvemos abraçar a causa”.

Para a profissional, a intenção é abranger o maior número possível de profissionais, no entanto, a produção está lenta por falta de insumos (acetato e elástico). “Assim que a situação se normalizar, aumentaremos e manteremos a confecção. Com relação ao material, iniciamos com recursos próprios, agora contamos com doação de colegas e da sociedade civil. A Secretaria de Saúde tem nos apoiado e distribuído os protetores para a rede pública”, completou.

Os protetores foram destinados para: Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Pronto Socorro, SEST/SENAT, Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e Laboratórios de Análise Clínica do município.

Por Verônica Veríssimo, Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br