Controle Social: CFO apresenta panorama nacional do Sistema Contábil em Assembleia Conjunta com presidentes dos CROs

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) apresentou nessa terça-feira, dia 23 de abril, em Brasília/DF, o panorama nacional do Sistema Contábil aos Presidentes dos Conselhos Regionais de Odontologia, em Assembleia Conjunta. As informações, que encontram-se disponíveis também no Portal da Transparência da Autarquia para controle social, foram esclarecidas pontualmente, com foco na migração do banco de dados (2012-2018) para que os regionais possam otimizar a gestão junto às equipes técnicas nos estados.

O manual obrigatório de contabilidade do setor público, previsto em lei, reiterou a transparência dos balanços patrimonial, orçamentário e financeiro; das demonstrações de variações patrimoniais e dos fluxos de caixa; bem como de notas explicativas – partes integrantes das demonstrações contábeis acerca dos fatos relevantes.

Para o Presidente do CFO, Juliano do Vale, o momento é extremamente importante tendo em vista as gestões que estão iniciando, algumas, inclusive, compostas por Cirurgiões-Dentistas que assumiram pela primeira vez a presidência dos Conselhos Regionais. “Já havia sido identificado uma necessidade de padronização do sistema contábil, por isso, foi analisada a sistemática para normatizar os procedimentos e a legislação desses dados. Agora, os presidentes serão responsáveis pela prestação de contas junto ao Tribunal de Contas da União e à Controladoria Geral da União”, pontuou.

Segundo o Tesoureiro-Geral do CFO, Luiz Evaristo Volpato, o esclarecimento prevê embasar a fiscalização e acompanhamento dos dados nos próximos dois anos. “Todos nós somos Cirurgiões-Dentistas, no entanto, estamos gestores, então é preciso compreender integralmente o contexto para conduzir o trabalho junto à equipe técnica nos CROs, obedecendo os princípios legais”, completou.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br
Fotos: Marchezan Castro