Cirurgiões-Dentistas mobilizam doação de quatro mil protetores faciais para fortalecer luta contra a COVID-19 em Goiás

Os Cirurgiões-Dentistas Juliano Martins Bueno (CRO-GO-5855) e Fabiano Vaz de Campos (CRO-GO-6348) produziram e doaram quatro mil protetores faciais, tipo Face Shield, para Cirurgiões-Dentistas em Goiânia e Aparecida de Goiânia, em Goiás. A ação, iniciada no início da pandemia de COVID-19, contribuiu para intensificar a proteção e reduzir o risco de contaminação do vírus na assistência odontológica prestada, na rede pública e particular, conforme a necessidade identificada.

De acordo com o Cirurgião-Dentista Juliano Martins Bueno, a ideia surgiu após assistir uma reportagem sobre o Laboratório de Ideias Prototipagem e Empreendedorismo, da Universidade Federal de Goiás (UFG), acerca da produção de protetores faciais para a rede de saúde do Estado. “A partir daí, alteramos as configurações das impressoras 3D para contribuir também com o projeto. Realizamos estudos e discussões sobre as recomendações previstas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Organização Mundial da Saúde, sobre protocolos de atendimentos durante a pandemia, e, junto com meu sócio, o Cirurgião-Dentista Fabiano Vaz de Campos, iniciamos a produção dos protetores faciais para a Odontologia”, explicou.

A logística do trabalho voluntário foi possível com o apoio integral de toda a equipe Ciro Radiologia e Diagnóstico por Imagem, que abraçou a ideia, esclareceu Fabiano Vaz de Campos: “A proposta foi produzir e doar para nossos colegas Cirurgiões-Dentistas, com objetivo de proporcionar a retomada aos atendimentos de forma mais segura, já que o produto estava em falta no mercado ou com valor acima do tradicional. Com a ideia definida, material comprado e impressoras 3D calibradas, iniciamos a produção em poucos dias e começamos a distribuição aos profissionais que manifestaram interesse em receber o protetor, por meio de inscrição em formulário online disponibilizado”.

Segundo os Cirurgiões-Dentistas, a maior satisfação da ação social foi o retorno positivo dos colegas de profissão. “Recebemos muitas manifestações de agradecimento pelo cuidado e atenção neste momento de pandemia, o que é muito gratificante”, completaram .

Por Michelle Calazans, Ascom CFO.
imprensa@cfo.org.br