Novos servidores, em semana de integração

imagem1Onze concursados e empossados no CFO participam, na sede, em Brasília, da semana de ambientação. A agenda com várias palestras trata de rotinas e responsabilidades do servidor, em diversas áreas da administração pública. Entre os empossados nesta primeira etapa, dez têm nível superior e um, formação técnica.

A distribuição por área de atuação ficou assim: TI (2), compras e licitações (2), administração (2), jurídico (2), contabilidade (1), secretaria executiva (1) e secretariado (1).

O vice-presidente do CFO, Ermensson Jorge, vê a semana de ambientação como peça fundamental para “o conhecimento dos processos da autarquia e integração dos servidores a toda equipe e ao ambiente de trabalho”.

“Fizemos isso para transmitir rotinas importantes do serviço público federal. Temos muita responsabilidade em nossas ações, principalmente no que se refere aos setores de contabilidade, secretaria, financeiro, jurídico, compras e licitações”, explicou Ermensson.

Os temas Governança, Planejamento, Mitigação de Riscos, Contratações Públicas e Gestão de Contratos foram abordados por Frederico Júlio, secretário de Controle Externo de Aquisições Logísticas do Tribunal de Contas da União – e pelo auditor federal, Ítalo Figueiredo, também do TCU.

imagem2Ficou claro aos novos servidores que o bom resultado dos processos depende de cooperação e do trabalho em equipe. O detalhamento dessa dinâmica ficou a cargo do assessor de Gestão de Pessoas do CFO, Marcelo Peres.

Os novos servidores tiveram acesso também a informações sobre Processo Organizacional, Administração Pública Federal e apreciação temática da Lei 4324/64 e do decreto 68704/71. A palestra foi proferida por Henrique Voight, assessor de Organização e Métodos, do CFO.

O consultor jurídico do CFO, Juan Rodrigues, abordou em sua palestra o Procedimento Ético nos Conselhos de Odontologia. E coube a Andrea Damn, chefe da Procuradoria Jurídica da autarquia, comentar a Resolução 63/2005, que trata da Consolidação das Normas para Procedimentos nos Conselhos de Odontologia.

Encerrada a semana, os servidores empossados visitam o escritório do CFO no Rio de Janeiro, para se reunir com os gerentes e conhecer as rotinas dos setores.