CFO manifesta preocupação sobre vacância na Coordenação Geral de Saúde Bucal ao ministro da Saúde

Em virtude da indefinição do Ministério da Saúde acerca do (a) coordenador (a) Geral de Saúde Bucal, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) manifestou, nessa segunda-feira, dia 28 de janeiro, por meio de Ofício, preocupação ao novo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, acerca da continuidade do trabalho desenvolvido pela pasta para o bem-estar da sociedade.

O CFO reforçou a disponibilidade para colaborar na implementação de projetos e políticas em prol da saúde bucal pública de qualidade. O maior desafio neste momento, explica o Presidente do CFO, Juliano do vale, é avançar no desenvolvido da Política de Saúde Bucal no Brasil nos três níveis de atenção. “O atendimento odontológico público à sociedade não pode sofrer prejuízos nesse período de troca de gestão da Coordenação Geral de Saúde Bucal e nós estamos aqui para contribuir com o que for necessário”, afirmou.

Segundo Juliano do Vale, nesse início de legislatura também se faz necessário uma análise da conjuntura nacional acerca dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), das equipes de Saúde Bucal (ESB), do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ AB), bem como do investimento em saúde bucal nos estados e municípios para implementação de ações específicas em âmbito local.

A intensa articulação do CFO junto ao Ministério da Saúde foi consolidada nos últimos anos pela participação em diversas frentes: no Conselho Nacional de Saúde (CNS); no Fórum de Entidades Nacionais dos Trabalhadores da área da Saúde (Fentas); no Comitê Nacional sobre o Uso Racional de Medicamentos (URM); entre outras parcerias que objetivam ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal da sociedade.

Além disso, há 14 anos o Conselho Federal de Odontologia premia municípios que se destacaram na implantação e efetivação das políticas públicas de saúde bucal, como forma de incentivar a excelência do atendimento odontológico à população. Em 2018, o prêmio passou por aperfeiçoamentos por meio da Resolução CFO 191/2018 e passou de Prêmio “Brasil Sorridente” para “Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal”. Neste ano, a premiação está prevista para acontecer no segundo semestre e pretende expandir para outros municípios.

Confira abaixo o documento protocolado no Ministério da Saúde: