CFO contribui em Plano de Trabalho para Comissão Intersetorial de Saúde Bucal, no Conselho Nacional de Saúde

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) contribuiu, nos dias 25 e 26 de novembro, em Brasília/DF, na construção de Plano de Trabalho de 2020 da Comissão Intersetorial de Saúde Bucal (Cisb) no Conselho Nacional de Saúde (CNS), do Ministério da Saúde. A primeira reunião dos novos membros para o triênio 2019-2021 também debateu propostas aprovadas durante a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) “Democracia e Saúde”.

Pleiteada durante reunião do Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área da Saúde (Fentas) em maio, o CFO integra pela primeira vez a Cisb e é representado pelo Cirurgião-Dentista, Gilmar Trevizan, que explica a importância da participação da Autarquia na Comissão. “Com muita competência nós conquistamos a representatividade do CFO neste espaço que nós da mais força para pleitear políticas públicas para facilitar o tratamento odontológico gratuito, o que valoriza o profissional da Odontologia no SUS”.

Ainda no encontro, os membros da Cisb discutiram as propostas aprovadas na 16ª Conferencia Nacional de Saúde analisando os eixos de: Saúde como direito; Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde; e Financiamento adequado e suficiente para o SUS.

O representante do CFO explica que esses eixos abrangem importantes propostas à assistência odontológica na rede pública como implementação do atendimento de urgência odontológica em todas as regiões de saúde e serviço de prótese em toda a rede. Além disso, tem como proposta revisar, implantar e implementar a política do SUS na atenção básica disponibilizando que as especialidades odontológicas possam ser habilitadas para fazer procedimentos de média e alta complexidade, entre outros.

A Comissão Intersetorial de Saúde Bucal atua acompanhando a execução da Política Nacional de Saúde Bucal. Seu objetivo é assessorar a organização da atenção em saúde bucal em todos os níveis de atenção, acompanhando as deliberações das Conferências Nacionais de Saúde Bucal. Também é responsabilidade da Cisb traçar diretrizes para ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito.

Por Werveson Ferreira, Ascom/CFO
imprensa@cfo.org.br