CFO apresenta palestra no VII Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) apresentou nessa terça-feira, 10 de dezembro, em Brasília/DF, palestra no VII Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos, realizado pelo Ministério da Saúde. A Autarquia foi representada pelo Cirurgião-Dentista, Gláucio de Morais, durante a oficina sobre o Uso Racional de Antimicrobianos na Odontologia.

Gláucio de Morais destacou as percepções e fatores que influenciam na prescrição de antibióticos por Cirurgiões-Dentistas. A oficina ainda contou com outras duas palestras realizadas pelas professoras Érica Lia, da Universidade de Brasília (UnB), e Sheila Lisboa, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Para o representante do CFO, a oficina “auxiliou a fomentar um grande debate e sugestões sobre vários temas, como a formação acadêmica direcionada à prática clínica observando os princípios do uso racional de medicamentos, ações por parte dos entes públicos no sentido da educação continuada para o serviço, além da inclusão da Odontologia nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas e no Formulário Terapêutico Nacional que servirão como fonte de informação sobre medicamentos sem o viés da indústria farmacêutica aos dentistas, sobretudo aos que trabalham nas unidades de saúde nos mais distantes municípios brasileiros”.

Para o CFO, os Cirurgiões-Dentistas possuem grande responsabilidade no uso racional de antimicrobianos. Existem dados apontando que os profissionais da Odontologia são responsáveis por 10% da prescrição dessa classe terapêutica de medicamentos em todo o mundo. “O uso inadequado de antimicrobianos é uma preocupação global, que gera eventos adversos à população, favorece a resistência microbiana aos medicamentos, assim como aumenta muito o custo para os gestores”, ressaltou Gláucio.

Por entender a importância do tema à saúde da população, como parte da missão precípua da Autarquia, o CFO possui assento permanente no Comitê Nacional para Promoção do Uso Racional de Medicamentos (CPURM), no Ministério da Saúde, e desde a primeira edição do Congresso faz parte da grade científica para contribuir com as iniciativas que abrangem a valorização da Odontologia nacional.

O evento

O Congresso é organizado pelo Comitê Nacional para Promoção do Uso Racional de Medicamentos (CNPURM) e pretende subsidiar a elaboração de diretrizes e estratégias para a promoção do uso inteligente de medicamentos.

O evento, que está em sua sétima edição, segue até sexta-feira, dia 12 de dezembro, com cursos, oficinas, palestras, mesas redondas, painéis e atividades interativas a nível nacional e internacional. Para mais informações, clique aqui.

Por Werveson Ferreira, Ascom/CFO
imprensa@cfo.org.br