CFO apresenta em Assembleia Conjunta proposta de Processo Ético Eletrônico para validar automação no Sistema Conselhos

Em Assembleia Conjunta, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) apresentou aos Presidentes dos Conselhos Regionais, nos dias 15 e 16 de agosto, em Brasília/DF, proposta de implantação do Processo Ético Eletrônico. O objetivo é que a automação dos processos garanta maior celeridade e economicidade na tramitação. A expectativa é que o novo formato de trabalho online seja iniciado no primeiro semestre de 2020.

Apesar de ser um desafio complexo, explicou o Presidente do CFO, Juliano do Vale, a informatização integral dos Processos Éticos Odontológicos prevê otimizar em médio e longo prazo a cultura organizacional do rito realizado atualmente em todo o Sistema Conselhos. “Esse é um compromisso de gestão que será consolidado o quanto antes para modernização dos Conselhos de Odontologia. É possível utilizar, por exemplo, a experiência do Conselho Federal de Medicina, que possui automação dos processos para adequar aos Conselhos de Odontologia, a fim de fomentar avanços no trabalho desenvolvido”, esclareceu.

Na prática, a proposta contempla a redução do uso de papeis, facilita o acesso a qualquer tempo aos processos por meio da certificação digital, reduz possíveis erros, assegura melhor monitoramento, gerenciamento e rastreabilidade dos processos, de forma integrada CFO e CROs. Além disso, a plataforma digital prevê, também, sessão totalmente eletrônica, sem controle manual ou papel: julgamento colegiado, pedido de vistas, apresentação de relato, recepção de votos, lista de verificação, ordem de serviço, controle de pessoas, atividades desenvolvidas, entre outras ações que fazem parte do Processo Ético.

Conforme prevê o trâmite em Autarquia, o será aberto processo licitatório no Conselho Federal de Odontologia para contratação de serviço em plataforma própria. A cada nova etapa, serão prestados os devidos esclarecimentos aos CROs e à categoria, por meio dos canais de comunicação do CFO, até a fase de ativação da automação.

Fotos: Mark Castro e André Benício

Por Michelle Calazans, Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br