Aproveite o Carnaval sem se esquecer da higiene bucal

carnaval3O renascimento do Carnaval de rua levou à multiplicação do número de foliões que participam desta grande tradição popular no nosso país. A festa é bonita e a diversão garantida, mas os foliões não devem esquecer os cuidados com a saúde bucal.

Mesmo com a maratona de blocos e desfiles, por vezes entrando noite adentro, é fundamental manter a higiene bucal por meio da escovação dos dentes, inclusive antes de dormir.

A escovação regular previne os problemas bucais mais comuns, como gengivite, cáries e tártaro, além do mau hálito. Os principais aliados para se manter os dentes, a gengiva e a língua bem cuidados e o hálito agradável são a escova, o creme dental e o fio dental.

A escovação remove as placas bacterianas, que são responsáveis pelas cáries, e deve ser realizada ao acordar, após as refeições e antes de ir para cama. Há várias técnicas de escovação e você deve adotar uma que permita a limpeza de todos os setores da sua boca. Escove também a língua.

O fio dental remove os restos de comida entre os dentes e embaixo da gengiva, o que evita o acúmulo de placas bacterianas nestas regiões. Enrole o fio nos dedos médios e use os polegares para deslizá-lo suavemente entre os dentes sem machucar a gengiva. O fio não pode ser substituído por palitos de dente ou outros instrumentos.

O creme dental tem a função de banhar de flúor a superfície dentária, tornando-a mais resistente às bactérias. Uma pequena quantidade de creme é suficiente para limpar a boca, desde que a escovação seja bem-feita.