Cirurgiã-Dentista produz e doa protetores faciais para fortalecer a luta contra a COVID-19 na Parnaíba/PI

A Cirurgiã-Dentista Laelia Carvalhedo (CRO-PI-3099) produziu e doou 200 protetores faciais do tipo Face Shields aos profissionais de saúde na rede pública que estão na linha de frente contra a COVID-19 na Parnaíba/PI. Inicialmente, a produção foi direcionada aos colegas da Odontologia, mas logo alcançou profissionais de outras categorias da saúde que também precisavam de proteção facial.

A Cirurgiã-Dentista explica que a produção contou com o apoio do Instituto Federal do Piauí (IFPI), que emprestou a impressora 3D. “Frente à pandemia, o trabalho voluntário foi realizado em casa, com apoio do meu marido Lucas Izídio, que é professor de Física no IFPI. Com a impressora em casa, estudamos juntos sobre o manuseio 3D e iniciamos a produção no dia 30 de março”, esclareceu.

Cada protetor facial requer cuidado individual em cada etapa, explica a Cirurgiã-Dentista: “A configuração, manutenção e impressão são de nossa responsabilidade. Já o corte do acetato é realizado por um colega, dono de uma empresa de móveis planejados, que executa uma espécie de gabarito para cortar as folhas de maneira ágil e com o mínimo de desperdício do material”, relatou.

A produção segue sem prazo para encerramento e tem como base o material doado por servidores do IFPI e CRO. Além de Cirurgiões-Dentistas, Técnicos em Saúde Bucal, Médicos, Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem, da área da saúde, os protetores faciais também foram doados para Agentes Funerários e à Polícia Técnico-Científica da região.

Por Camila Melo, Ascom CFO
imprensa@cfo.or.gbr