1º de maio – Dia do Trabalhador – Dia de luta pela valorização da Odontologia nacional

Neste 1º de maio, Dia do Trabalhador, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) reforça o compromisso de luta assumido há 55 anos pela valorização da Odontologia brasileira em diversas frentes de trabalho. A data celebrada mundialmente, desde 1886, marca a ocasião em que milhares de trabalhadores deflagraram greve geral por melhores condições de trabalho, com foco na redução de jornadas exaustivas.

Hoje, 133 anos após o ato, o objetivo do 1º de maio é celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história, bem como fortalecer a importância de avançar na busca por direitos e bem-estar social. Nessa caminhada, o trabalho desenvolvido pelo CFO conquistou, em caráter permanente, espaço em diversas mesas de debate junto ao Conselho Nacional de Saúde (CNS); ao Fórum dos Conselhos Profissionais da Área da Saúde (FCFAS); ao Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas; à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS); e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além do trabalho desenvolvido no âmbito da odontologia hospitalar, do Mercosul e da educação.

O fortalecimento do Sistema Conselhos abrange, há mais de meio século, articulação, também, junto aos Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo. Todos os enfrentamentos caminham alinhados para garantir, a qualquer tempo, a qualidade da saúde bucal da população, por meio de uma Odontologia de excelência.

O trabalho histórico do CFO consolidou importante legado. Nos últimos anos, a atuação ganhou força pelas iniciativas inéditas, a exemplo do lançamento da Frente Parlamentar da Odontologia no Congresso, em 2017; das Resoluções editadas em janeiro deste ano que atualizaram a relação do Cirurgião-Dentista e paciente, em defesa da qualidade do atendimento odontológico; e da recente aprovação do Projeto de Lei 34/2013 no Plenário do Senado, que garante assistência odontológica à pacientes em regime de internação hospitalar.

Avanços conquistados a duras penas que contribuem, gradativamente, para ampliação do mercado odontológico, melhores condições de trabalho e qualidade do ensino ofertado. Segundo o presidente do CFO, Juliano do Vale, todas as iniciativas assumidas foram e são para validar o cumprimento da legislação vigente acerca do exercício dos profissionais da Odontologia e da competência do Sistema Conselhos. “Esperamos que o 1º de maio, que remete a importantes lutas mundiais, possa renovar a esperança por dias melhores na Odontologia, com mais união de toda a categoria”, destacou.