08 de março – Dia Internacional da Mulher – CFO presta homenagem às profissionais da Odontologia

Neste 08 de marçoDia Internacional da Mulher –, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) presta homenagem para todas as mulheres, em especial, às profissionais da Odontologia, pelo histórico de conquistas ao longo de anos. A data é símbolo mundial de luta por melhores condições de vida e de trabalho, no âmbito social, político e econômico.

O Dia Internacional da Mulher foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1975, para ressaltar a busca por direitos e igualdade. A data chama atenção, ainda, para a discriminação contra a mulher em todos os setores. Neste 08 de março, é importante refletir, também, sobre o papel e as atuais condições da mulher na sociedade.

Na Odontologia brasileira, as mulheres dominam o mercado de trabalho. Do total de Cirurgiões-Dentistas inscritos no CFO – 314.712 mil –, elas representam 60,76%, enquanto os homens representam 39,24%. O percentual é ainda maior considerando a soma com os profissionais técnicos e auxiliares inscritos. Nesse contexto, 70,24% são mulheres e 29,76% são homens. Esse avanço participativo das mulheres    na Odontologia nacional reflete, inclusive, a crescente presença feminina no mercado de trabalho.

O CFO agradece o empenho e a dedicação de todas as mulheres que contribuem para a excelência do atendimento odontológico nacional no Sistema Único de Saúde (SUS), bem como na rede particular. O agradecimento é estendido, inclusive, às mulheres que contribuem com a militância na Odontologia, no Sistema Conselhos e em diversas frentes de atuação. Feliz Dia Internacional da Mulher.