“A Telessaúde para a Universalização da Saúde”

Telessaúde: a tecnologia usada à distância, em prol da população.

Banner Telesaude 190x140pxEsse é um conceito que trata do uso das modernas tecnologias da informação e telecomunicações para o fornecimento de informação e atenção médica a pacientes, e outros profissionais de saúde, localizados à distância. O tema foi o foco de um congresso realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na Conferência de Telemedicina e Saúde, com a participação de inúmeros conferencistas internacionais.  O Conselho Federal de Odontologia (CFO) foi representado pelo presidente do Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO/RJ), Outair Bastazini.

O encontro teve como objetivo discutir sobre o processo de gestão dos núcleos Telessaúde Brasil Redes, considerando a participação nos espaços de gestão e pactuação do Sistema Único de Saúde (SUS), como também, a discussão de potencialidades e fragilidades no desenvolvimento das atividades em Telessaúde.

Banner Telesaude 385x119pxEstiveram presentes pelo CFO, o presidente do CRO-RJ, Outair Bastazini, e o tesoureiro, Renato Gonçalves; o gerente de Tecnologia do CFO, Luciano Barreto. Na foto, ainda presente, a cirurgiã-dentista, Ana Estela Haddad, vice-presidente do Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde (CBTms).

Pela Odontologia, o CFO falou sobre Aspectos Éticos para a Telessaúde na Visão das Organizações Representativas Federais da Saúde. O gerente de Tecnologia da Informação do CFO, Luciano Barreto, apresentou a base legal e ética para o exercício da Telessaúde pelos profissionais da Odontologia.

Comunicação CFO